Logo Vitae Brasil
 
facebook- Youtube
Salute

Problema
Uma das áreas de maior importância na administração pública é, sem dúvida, a SAÚDE. Alvo de muitas críticas por parte dos usuários e da mídia em geral, gerenciar a Saúde Pública tornou-se um grande desafio para os gestores municipais.
“A falta de controle sobre os atendimentos, exames e entrega de medicamentos, faz com que ocorram enormes desperdícios de recursos públicos. A morosidade e a falta de informações também contribuem para a má alocação dos profissionais, resultando em longas filas em algumas unidades e ociosidades de atendimento em outras.

Tudo isso contribui para aumentar as críticas e o mal atendimento à população”. “Informações incompletas também contribuem para o incorreto faturamento dos atendimentos, gerando enormes prejuízos à administração que deixa de receber pelos atendimentos prestados”

Benefícios
Acesso à informação de boa qualidade é essencial para uma boa tomada de decisão e para o correto faturamento dos atendimentos. O SALUTE® Sistema Vitae de Saúde Pública, permite uma gestão completa sobre a saúde municipal, permitindo um acesso rápido às informações sobre atendimentos, medicamentos, exames e demandas por unidade de saúde, além de gerar automaticamente o faturamento mensal, uma vez que ele se integra com os sistemas do DATASUS.
Informações confiáveis e instantâneas permitirão uma melhor distribuição dos profissionais, eliminação de desperdícios com medicamentos e duplicidades de exames. Manter o histórico atualizado do paciente e acessível online à todas as unidades de saúde, fornece aos médicos informações preciosas para um melhor atendimento.

O SALUTE® atende a todos os requisitos legais determinados pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde, garantindo assim total compatibilidade com as tabelas e banco de dados do DATASUS.

Esta integração possibilita uma rápida alimentação automática de todos os bancos de dados e tabelas oficiais do SUS o que garante ao município uma rápida contrapartida das prestações de contas e repasses.

A Solução
A informatização da Saúde Municipal permitira que as informações de atendimentos, exames, medicamentos, TFDs, etc, sejam armazenadas em um local (servidor) e disponíveis online a todos os médicos e gestores através de uma rede de computadores. Composto por mais de 10 módulos que vão desde o Agendamento de pacientes até o Faturamento, o SALUTE® Sistema Vitae de Saúde Pública, é um software completo para todas as áreas da Secretaria Municipal de Saúde, gerenciando PPIs, laboratórios, regulação, farmácias, entre outras atividades.
Dentro da filosofia de entregar a solução e não apenas um sistema, a VITAE SAÚDE, oferece para as secretarias, além do SALUTE® também toda a parte de infraestrutura (Equipamentos), rede de comunicação (internet e rede local), treinamento para equipe e suporte técnico. entro da filosofia de entregar a solução e não apenas um sistema, a VITAE SAÚDE, oferece para as secretarias, além do SALUTE® também toda a parte de infraestrutura (Equipamentos), rede de comunicação (internet e rede local), treinamento para equipe e suporte técnico.

Módulos

Ambulatorial
Neste módulo estão descritas as funcionalidades técnicas de apoio e suporte às atividades do setor de ATENDIMENTO, tais prontuário eletrônico, protocolos (linhas-guia), composição da estrutura familiar (PSF), resultados dos exames on-line, integração das unidades de saúde com a farmácia, acompanhamento da história clínica, agendamento descentralizado de consultas e exames, prescrição médica, atendimentos, procedimentos, etc.

Faturamento
Este módulo oferece todas as funcionalidades necessárias para que a Secretaria de Finanças do município, juntamente com a Secretaria de Saúde, possa prestar as devidas contas para o Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais, garantindo economia e velocidade no repasse das verbas ao município. O SALUTE® permite o lançamento automático de procedimento padrão, geração do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), Importação do BPA da rede contratada, Importação e Exportação para SIA/SUS e do SIGTAP, Importação e exportação para o CNES, Importação da FPO e crítica do orçamento e da capacidade instalada, Criação de procedimentos locais.

Almoxarifado/Farmácia
O SALUTE® permite o controle de estoque e entrega dos produtos e medicamentos, este último por lote e data de validade, bem como o controle de medicamentos de uso contínuo.

O SALUTE® possibilita também o controle de fornecimento de medicamentos através de programas para grupos de atendimento específicos como o Remédio em Casa. A rastreabilidade de medicamentos e movimentações entre setores também é um item de destaque dentro do Módulo Almoxarifado / Farmácia, assim como Requisições on-line.

Central de Marcação de Consultas e Exames - CMCE
Os agendamentos podem ser realizados tanto de forma centralizada com de forma descentralizada. Este módulo permite ao município Agendamento descentralizado de Consultas e Exames - diminuição de filas, Controle de agendamentos e absenteísmos, Travamento de exames duplicados e Controle das agendas dos especialistas e laboratórios.

Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia - SADT
O SALUTE® possibilita que a coleta de exames seja realizada de forma descentralizada, bem como o controle dos pedidos por profissional, unidade de saúde e usuários ou ainda os relatórios de índice de normalidade apontando as solicitações excessivas. Os resultados poderão ser emitidos na própria unidade de saúde ou em outro local utilizando assinatura eletrônica.

Controle, Regulação e Avaliação - PPI
O SALUTE® permite o monitoramento dos tetos físicos e financeiros de procedimentos, consultas e exames dos prestadores de serviço, absenteísmo (faltosos), demanda reprimida (fila de espera) e tabela paralela.

Também gerencia todo processo de controle e avaliação bem como a Programação Pactuada e Integrada – PPI, permitindo ainda, o agendamento via Internet dos municípios referenciados. O SALUTE® permite também o bloqueio destes agendamentos por grupo, subgrupo, forma de organização e procedimento, controlando a autorização, solicitação e impressão de Procedimentos de Alta Complexidade – APAC, bem como a distribuição por faixa entre os setores.

Vacinas e Vigilância em Saúde
O Módulo de Vigilância em Saúde do SALUTE® oferece diversas ferramentas e controles de situação em saúde, imunizações e gestão da epidemiologia, prevenção e controle.

Este módulo permite o registro de doses de vacinas de rotina e campanha no cartão espelho, informatizado, através da parametrização dos esquemas vacinais. Controla o consumo e a perda de vacinas e insumos. Registra a temperatura das geladeiras e exporta os dados para o Programa Nacional de Imunização – SISPNI/ MS.

O módulo de Vigilância em Saúde produz alerta aos operadores e responsáveis pelo setor, mediante ocorrência de doenças de notificação compulsórias (DNV), favorecendo a pronta intervenção do mesmo (investigação, evento sentinela, bloqueios ou monitoramentos, etc.).

Tratamento dora do Domicílio - TFD
Neste módulo são estabelecidas as funcionalidades técnicas, disponíveis no sistema de apoio e suporte às atividades do setor de TFD. Este módulo do SALUTE® permite o controle dos encaminhamentos de usuários para outros municípios, através da PPI, acompanhando o fluxo da solicitação até a realização do atendimento, e ainda: a alocação de veículos, demanda reprimida destes encaminhamentos, absenteísmo e o faturamento.

Gestão
O SALUTE® oferece ao gestor inúmeros relatórios gerenciais e operacionais, gráficos além de permitir a exportação destes dados para XLS, PDF, TXT, etc.

Todos os relatórios são customizados para o município, permitindo que o Gestor organize as informações da melhor forma que achar necessário.

Administração
Este módulo também permite definir perfis de acesso, garantindo assim segurança e privacidade das informações. Criação de fichas, definição das regras de negócio, gerenciamento de backup e definição de parâmetros comuns a todos os módulos, são algumas das funcionalidades deste módulo.

Ecossistema Vitae Brasil
© Copyright 2014 Vitae Brasil